Chat with us, powered by LiveChat

Meeting Brasileiro de Nutrição Esportiva bate recorde de público e se reafirma como maior evento do tema no país

Outubro 14,2019
meeting brasileiro de nutrição esportiva 2019

Congresso contou com a presença de ilustres nomes do setor e destacou a importância da presença dos nutricionistas na vida dos atletas profissionais e amadores

Nos dias 4 e 5 de outubro, congressistas de 276 cidades, vieram de 24 estados do país para aprimorar seus conhecimentos em nutrição esportiva. E não limitado ao Brasil, o 8º Meeting Brasileiro de Nutrição Esportiva também contou com a participação de representantes do Moçambique e Paraguai. Organizado pela E4 Agência, o congresso reuniu cerca de 2000 pessoas por dia, no Centro Fecomercio de Eventos em São Paulo.

O evento contou com a presença de grandes nomes do setor e a coordenação científica do nutricionista e educador físico, Dr. Marcelo Carvalho. “A ideia do NE é realmente fazer com que os congressistas tenham acesso à informação teórica, toda baseada em evidências. E o principal objetivo do evento, é sempre trazer a teoria aliada à prática”, ressalta Marcelo.

Os congressistas contaram com uma programação de oito módulos, que trouxeram temas relacionados aos avanços da ciência na evolução do atleta até a importância da nutrição esportiva integrada e do atendimento individualizado. Dentre os palestrantes estavam a Dra. Flavia Fayet, da Austrália, o Dr. Gustavo Magliocca, médico fisiologista da Sociedade Esportiva Palmeiras e diretor médico da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e o Dr. Márcio Tannure, chefe do departamento médico do Flamengo e consultor médico do UFC Brasil. Contou também com a presença da médica Denise Carvalho, os nutricionistas Patricia Davidson, Luciano Bruno, e, direto do Rio de Janeiro, Valentim Magalhães.

 

Talk show com Minotouro

 

meeting brasileiro de nutrição esportiva 2019

Em formato alternativo aos demais módulos, o lutador de UFC, Rogério Nogueira, o Minotouro, pode contar com detalhes como é a sua rotina de treinos e os seus desafios. O Dr. Marcelo Carvalho direcionou o bate-papo com perguntas próprias e da plateia. A importância do acompanhamento nutricional foi um dos temas mais enfatizados pelo lutador.

“O desafio do atleta de alta performance é manter a rotina, a frequência e a disciplina de treino. Hoje eu vejo que a nutrição me ajudou bastante. Conto com ela desde 2000, são quase 20 anos com que eu tenho profissionalizado meu treinamento e minha nutrição”, comenta Minotouro. “Todo mundo quer a medalha de ouro, mas não são todos que estão dispostos a treinar o suficiente para ganhá-la”, finaliza.

 

Expo Suplementos & Superfoods

 

meeting brasileiro de nutrição esportiva 2019

A terceira edição da Expo aproximou grandes marcas de suplementos, nutracêuticos e superfoods dos congressistas. Ao longo dos dois dias do #NE2019, cerca de 60 empresas do setor trouxeram lançamentos e produtos exclusivos, não só para os profissionais de nutrição, como também para lojistas do varejo. Dentre as marcas presentes, estavam Central Nutrition, Desinchá, FDC, Naiak, New Millen, Performance Nutrition, Piracanjuba e Vitafor.

 

Arena Clinic Experience

 

meeting brasileiro de nutrição esportiva 2019

 

Mais uma vez presente no #NE2019, a Arena reuniu profissionais experientes e atletas consagrados para mostrar uma visão multidisciplinar de casos clínicos. Foram quatro apresentações realizadas, a que mais emocionou o público foi o caso do Jacques Douglas, hoje atleta de ciclismo. Ele começou a pedalar com objetivo de perder peso e ganhou destaque nas redes sociais após postar um vídeo utilizando a bicicleta como meio de transporte. Jacques passou por diversas dificuldades, mas com a ajuda do projeto de cuidado à saúde da CareClub, que o apadrinhou, conseguiu eliminar quase 50kg.

 

Campanha Eu pratico Nutrição Esportiva

 

 

A campanha “Eu Pratico Nutrição Esportiva” promoveu novamente a interação do esporte com a nutrição. Inclusive, foi lançado o documentário homônimo à campanha, no evento. O tema aborda casos reais de atletas que tiveram suas vidas transformadas através da nutrição esportiva. O incentivo para que os congressistas aderissem à campanha, foi o que finalizou a edição. O “Adote um Atleta”, como é chamado pelo diretor do NE, Gustavo Negrini, busca melhorar a vida de atletas que não têm oportunidade de ter um acompanhamento nutricional, através da iniciativa voluntária de nutricionistas.

 

Trabalhos científicos

 

meeting brasileiro de nutrição esportiva 2019meeting brasileiro de nutrição esportiva 2019

 

Para incentivar a pesquisa, o #NE2019 realizou, novamente a premiação de trabalhos científicos que foram apresentados durante os dois dias de congresso. Daniela Seixas, nutricionista e coordenadora da premiação falou sobre o alcance do projeto e a importância dele para o setor.

“Este ano batemos o recorde de trabalhos inscritos, e foi muito difícil selecionar os seis finalistas pois haviam muitos trabalhos bem feitos e relevantes para a área da nutrição. Com a premiação, queremos estimular os nutricionistas a também fazerem ciência. Pois assim há uma troca maior de informações e a próprio setor pode evoluir cada vez mais”.

Em primeiro lugar ficou a mestranda da Universidade Federal de Santa Catarina, Camille Reinert, que apresentou o tema “Consumo de carboidratos está inversamente associado com marcadores de dano muscular em árbitros de futebol”. Em segundo lugar, Pedro Henrique de Azevedo Alves, com o tema “Associação da área muscular do braço com o status imunológico em pessoas que vivem com HIV/AIDS”. E a terceira colocada foi Vivian Maria dos Santos Paranhos, com o trabalho “Ingestão Nutricional e índice de qualidade da dieta de atletas da seleção brasileira de futebol de 5”.

 

Running Summit’19

 

running summit brasil 2019

 

Após a grande aceitação em 2018, o Running Summit’19 incentivou uma visão integrativa entre a nutrição e prática da corrida. O evento ocorreu de forma paralela ao NE no dia 5 de outubro e contou com a coordenação científica do nutricionista Humberto Nicastro e do fisiologista e preparador físico, Gustavo Barquilha.

“Este ano o evento foi pensando para entregar aos congressistas conteúdos teóricos e também práticos. Então toda a grade de programação estava estruturada imaginando o cuidado e a rotina de um corredor, seja ele amador ou de alta performance”, comenta Nicastro.

 

Deixe uma resposta